4 Coisas pra fazer depois de pedir demissão
Entre o
pedido de demissão e a saída de fato da empresa, quase sempre há alguns dias de
percurso e reputação na companhia quase antiga. Em alguns casos, na prática, a
sensação é de contagem regressiva. Em outros, de luto.
Em ambos
e na teoria, os dias que sobram após o pedido de demissão devem ser encarados
com seriedade como um tempo para fechar um ciclo. Mas como agir neste período?
Especialistas consultadas por EXAME.com ensinam:
Negociar
Antes de
abdicar de qualquer papel da sua função, converse antes com seu chefe e defina
quais serão suas responsabilidades dali para frente – e isso inclui encontrar
um substituto para seu cargo.
“Você
precisa sentar com seu chefe e combinar quais são as expectativas. E, com base
nisso, priorizar o que tem que ser feito e organizar as atividades que estão
pendentes”, diz Mariá Giuliese, diretora executiva da Lens & Minarelli.
Cuidar de você
Fique
atento também às suas emoções neste período. “O profissional começa a lidar com
algumas perdas mais concretas e emocionais porque, aos poucos, ele começa a não
fazer mais parte”, descreve Carmelina Nickel, consultora da LLH| DBM. “Aquelas
reuniões nas quais esta pessoa era imprescindível, provavelmente, ela não será
mais chamada”.
Por isso,
neste processo, é essencial cuidar também de você e dos seus sentimentos. A
arte do desapego começa nos minutos seguintes ao pedido de demissão. E encarar
este processo com leveza é determinante para a sua reputação na empresa e,
acredite, para a sua própria sanidade emocional. Cuidado também para não aderir
a um comportamento de “celebração” pela, digamos, “alforria”. “Uma alegria
debochada por estar saindo da companhia é ruim porque dá a sensação de que se
está abandonando o barco”, diz Carmelina.
Trabalhar
Agora,
não vale focar apenas na contagem regressiva para o fim do ciclo e deixar o
trabalho de fato para o segundo plano. “Enquanto a pessoa está no cargo, independente
se vai sair ou não, a postura tem que ser de empregado. Ele tem que cumprir
todas as obrigações”, afirma Valéria de Souza Telles, consultora da Contmatic
Phoenix.
Ser intencional
Aproveite
este período para fortalecer seus laços com os colegas mais próximos. Por isso,
nada de enviar um e-mail coletivo ou padrão para quem realmente fez a diferença
na sua rotina no tempo em que passou na companhia.
“Se há
pessoas importantes na empresa, vá conversar pessoalmente com elas, ligue ou
mande um e-mail personalizado se despedindo”, diz Carmelina. “É
contraproducente receber um e-mail genérico, mesmo que de despedida”.
Fonte: Revista.com