Devemos ter muito cuidado, para que uma colocação errada não se transforme em
assédio moral. O correto é nunca expor o funcionário perante os outros e
escolher bem as palavras. Confira algumas frases que um chefe não deve dizer
aos funcionários.
Não quero problemas, quero soluções.
O papel do chefe, nesse caso, é de fazer acontecer por meio das pessoas e
ajudá-las a se desenvolver. Para Caroline Pfeiffer, diretora de marketing e
vendas da consultoria LHH/DBM, é como o capitão Francesco Schettino que
abandonou o navio Costa Concordia na Itália e o problema, sendo que era de sua
responsabilidade. “A mensagem deveria ser `vamos resolver isso junto`”, afirma.
Ricardo Munhoz, diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos,
explica que ao dizer frequentemente esta frase, o chefe demonstra que não tem
paciência para ouvir o funcionário e acaba desmotivando não só ele como toda a
equipe. “Isso acaba com o interesse em gerar novas ideias e pode também
ocasionar a perda de profissionais qualificados”, diz.
Não acho
que isso seja prioridade agora.
Andrea, que também é professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação
Armando Álvares Penteado (FAAP) e Fundação Instituto de Administração (FIA),
explica que quando um funcionário tem uma ideia ou uma sugestão e o chefe se
limita a dizer que há outros assuntos prioritários no momento, acaba “infantilizando”
a relação. “Algumas empresas incitam uma cultura de inovação e às vezes é o
gestor que não está preparado para aceitar sugestões”, afirma.
Para Caroline, ouvir o funcionário pode custar um pouco do tempo do chefe,
mas o ideal é que esse tempo seja gasto com uma explicação breve sobre a razão
do assunto não ser o foco do momento. Munhoz completa que é recomendado que o
chefe se mostre disponível para agendar uma conversa com o funcionário em vez
de deixar para outra ocasião.
Você não
fez nada mais do que a sua obrigação.
Dizer que o funcionário ter batido uma meta não foi nada além do esperado é
como um balde de água fria. "O chefe acaba criando uma barreira para o
próximo mês”, explica Munhoz.
“As pessoas sempre exigem mais do que o limite delas, mas além da frase soar
grosseira, é preciso entender que elas produzem por uma causa”, afirma
Caroline. Para Andrea, quando o chefe não estimula o funcionário, não o
incentiva e reconhece acaba deixando de estimular que ele pense fora da caixa.
“Quanto mais tenso o ambiente da empresa, menos pensamento criativo”, diz.
Eu também
não concordo com a ordem, mas temos que fazer.
“Ele acaba falando que não vai dar certo”, diz Caroline. O chefe, neste
caso, representa a empresa, e por isso mostrar a opinião pessoal não é
aconselhável. O ideal seria unir os funcionários e pensar de que maneira eles
podem fazer dar certo.
Não vou
te explicar isso, pode deixar que eu faço.
Munhoz afirma que ensinar é um dos papéis de um gestor de pessoas e, ao
recorrer a essa frase quando se está sem paciência ou tempo, corre-se o risco
do funcionário se sentir decepcionado, já que ele está ali também para
aprender. “Além de adotar uma postura que o afastará da equipe, o funcionário
sentirá medo das próximas vezes”, explica.
“Como chefe, ele deveria perguntar qual é a dificuldade que o funcionário
está tendo”, afirma Andrea. Ela diz que em determinadas situações, foi o
próprio chefe que pode não ter sido claro nas instruções.
É o que
temos para hoje.
Para Caroline, essa frase acaba transmitindo a mensagem de que o chefe não
quer falar mais sobre o assunto e encerrar a conversa. “Não é que ele não tenha
mais informações”, afirma. Ela explica que esse tipo de comportamento demonstra
que é papel dele de limitar o questionamento do funcionário.
Fonte: Revista Exame.com